900 milhões de euros para reabilitção...

/img/noticia/2087.png

O Governo de Moçambique anunciou um novo investimento previsto de 900 milhões de euros para o porto de Pemba, capital da província de Cabo Delgado, no norte do país.

O montante será investido pela Pemba Bulk Terminal Limitada (PBT), que na terça-feira viu o governo aprovar, em reunião do Conselho de Ministros, uma resolução que autoriza a adjudicação direta da concessão de exploração do porto à empresa.

A vice-ministra da Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo, disse em conferência de imprensa que "serão feitos alguns investimentos adicionais de cerca de 14 mil milhões de meticais [202 milhões de euros], incluindo a continuação da reabilitação da infraestrutura do cais base, que tem uma capacidade de 115 metros para atracar, e também outras actividades em relação ao pontão flutuante, num investimento de 49,5 mil milhões de meticais" ou 716 milhões de euros.

A PBT, que é detida conjuntamente pela CD Properties e pela Portos de Cabo Delgado, vai efetuar a construção, operação, gestão, manutenção e devolução do Terminal Portuário e Logístico de Pemba, tanto em terra como na água, disse Bernardo.

"Dada a necessidade de assegurar a continuação do projeto e o apoio às operações petrolíferas (...) serão feitos outros investimentos na ordem dos 90 milhões de dólares [83 milhões de euros]", explicou o ministro, sustentando que se trata de "uma infraestrutura muito pertinente que vai prestar serviços a grandes projectos".

Localizado na capital provincial de Cabo Delgado, o Porto de Pemba tem um cais com 183 metros de comprimento e 17 metros de largura, cobrindo uma área de 3.103 metros quadrados, bem como uma área de armazenagem de 20.000 metros quadrados.


Fonte: Lusa