BM PROCEDE À ABERTURA DAS XV JORNADAS CIENTÍFICAS

/img/noticia/2122.png
  • GOVERNADOR ZANDAMELA PROCEDE À ABERTURA DAS XV JORNADAS CIENTÍFICAS DO BANCO DE MOÇAMBIQUE

O Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, procedeu na sexta-feira (14), no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, à abertura das XV Jornadas Científicas da instituição. Neste encontro destacou que a edição deste ano é particularmente especial, por fazer parte de um conjunto de eventos seleccionados para a celebração do jubileu de ouro do Banco de Moçambique, que terá o seu ponto mais alto no dia 17 de Maio de 2025.

Referindo-se ao tema da presente edição, designadamente “Interação entre as Políticas Monetária e Fiscal”, Rogério Zandamela disse que a escolha do mesmo resulta do entendimento de que uma óptima coordenação entre as duas políticas é essencial para garantir a estabilidade macroeconómica e assegurar maior eficiência e eficácia no alcance dos objectivos de cada uma das políticas.

Na ocasião, o Governador ressaltou a importância de uma actuação mais coordenada entre a as duas políticas, visto que se uma delas negligenciar os efeitos que pode gerar na outra, poderá criar desequilíbrios macroeconómicos.

É por esta razão que, segundo Rogério Zandamela, o banco central tem estado a trabalhar em estreita coordenação com o Ministério da Economia e Finanças, o que tem contribuído para a consolidação fiscal e o reforço da resiliência, perante uma estrutura económica vulnerável a múltiplos choques e riscos.

Ao concluir o seu discurso, Rogério Zandamela disse esperar que o evento promova um debate aberto e profundo, que propicie a troca de experiências para o desenvolvimento de mecanismos que favoreçam uma interacção eficaz entre as políticas monetária e fiscal.