INAGURAÇÃO DE 410 NOVOS LARES: NYUSI, ENTREGA

/img/noticia/2130.png

INAGURAÇÃO DE 410 NOVOS LARES: NYUSI, ENTREGA CHAVES PARA NOVO FUTURO DAS FAMILIAS EM METUCHIRA

Foram inauguradas 410 novas casas em Metuchira, beneficiando directamente 2.460 pessoas, que representam cerca de 410 famílias afectadas pelos efeitos devastadores do Ciclone Idai. Esta iniciativa é um marco significativo na recuperação da comunidade local, proporcionando um novo começo e esperança para os afectados. Afirma o Ministério da Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos.

Presidente da República, Filipe Nyusi, dirigiu a cerimônia, destacando a importância desta entrega para as famílias reassentadas das zonas de risco nas margens do Rio Metuchira. Ele enfatizou que esta inauguração simboliza a resiliência e a capacidade de recuperação do povo moçambicano, reiterando o compromisso do governo em continuar trabalhando arduamente para promover o desenvolvimento inclusivo e sustentável, especialmente nas regiões afectadas por desastres naturais.

Durante a cerimônia, o Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, ressaltou que a inauguração das casas constitui um marco histórico, sendo uma das raras ocasiões em que o Governo inaugura cerca de 400 casas de uma só vez, evidenciando o compromisso com os Programas de Habitação. Mesquita destacou que as casas foram construídas com materiais de alta qualidade e seguiram rigorosos padrões de segurança para garantir conforto e durabilidade.

A tipologia das casas varia entre o modelo Tipo-1, com um quarto e uma sala, destinado a 219 famílias, e o modelo Tipo-2, com dois quartos e uma sala, destinado a 191 famílias.

Ainda em Nhamatanda, o Presidente da República inaugurou a Estação de Tratamento de Água da Vila de Nhamatanda, resultado de uma parceria entre o Ministério da Administração Estatal e Função Pública com o Governo Alemão, através do KFW. Para garantir uma gestão sustentável, está sendo finalizado um Memorandum de Entendimento envolvendo o MAEFP, o Município de Nhamatanda e a AIAS. Enquanto isso, a Empresa Águas da Região Centro, com o FIPAG como sócio maioritário, será responsável pela gestão do sistema, dada a sua experiência.