Apoio do #PMA fortalece gestão de desastres em Moçambique

/img/noticia/2178.png

Apoio do #PMA fortalece gestão de desastres em Moçambique

Numa cerimónia realizada ontem, 17 de Julho, o Programa Mundial de Alimentação (PMA) entregou um significativo donativo ao Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD). A doação, composta por 14 computadores portáteis, 10 computadores de mesa, 2 geradores, 66 tablets e 10 telefones satélites, visa melhorar a capacidade de resposta e gestão de desastres no País.

Durante o evento, a presidente do #INGD, Luísa Celma Meque, expressou sua gratidão ao PMA e destacou a importância da cooperação contínua entre as duas instituições. Ela enfatizou que Moçambique, sendo vulnerável a ciclones, cheias, secas e epidemias, precisa estar em constante prontidão para enfrentar os impactos desses fenómenos.

“O apoio do PMA será crucial para fortalecer a gestão destocks e armazéns, coordenar operações de emergência e melhorar a comunicação durante crises, especialmente quando as redes de comunicações são afectadas”, afirmou Meque. Além disso, a cooperação permitirá uma resposta mais rápida e eficaz às emergências, assegurando a qualidade e a coordenação das acções de assistência humanitária.

A doação também facilitará a colecta e disseminação de informações em tempo real sobre os beneficiários e a logística da assistência, evitando a duplicação de beneficiários e melhorando o monitoramento e controle das operações.

Por sua vez, Antonela D'April, coordenadora do PMA, destacou a sólida e construtiva parceria com Moçambique na mitigação e gestão de desastres. "Procedemos com a entrega de equipamento informático e de comunicações destinado ao INGD, #INAM e #INCM com o intuito de fortalecer ainda mais a capacidade do Governo na colecta, análise e compilação de dados, identificando as pessoas mais vulneráveis," explicou Antonela.

Ela relembrou os desafios enfrentados por #Moçambique nos últimos cinco anos devido ao impacto de ciclones e depressões tropicais, como o devastador ciclone #Fred. Antonela destacou que a doação é particularmente oportuna, considerando as previsões de actividade ciclónica moderada para as próximas épocas chuvosas, o que pode afectar ainda mais a segurança alimentar e nutricional do País.

"O novo equipamento desempenhará um papel fundamental nos esforços de prevenção e preparação de resposta, contribuindo para que, em tempos de crise, o apoio imediato chegue aos mais vulneráveis, incluindo as populações deslocadas," afirmou Antonela. "Estamos confiantes de que o equipamento informático e de comunicação reforçarão ainda mais essa preparação, trazendo uma resposta mais rápida, coordenada e baseada em informações detalhadas."

Para além do INGD a cerimónia contou com a presença, Helena Tomás, presidente do Conselho de Administração do INCM, e o director geral do Instituto Nacional de Meteorologia, Adérito Aramuge onde expressaram o seu agradecimento ao PMA pela doação, ressaltando a importância desses equipamentos para os seus sectores, especialmente em períodos de emergência