UEM lança celebrações comemorativas dos 60 anos da FAVET

/img/noticia/2186.png

A Universidade Eduardo Mondlane realizou ontem dia (24/07) a cerimónia de lançamento das celebrações dos 60 anos da Faculdade de Veterinária (FAVET). Até Setembro deste ano está prevista uma série de actividades, entre as quais, um ciclo de palestras nas escolas da cidade de Maputo, eventos de divulgação sobre a contribuição da FAVET para o desenvolvimento do país, e ainda o lançamento de um concurso fotográfico destinado aos estudantes.
Antes da cerimónia propriamente dita, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, procedeu ao plantio de um embondeiro, uma das árvores mais importantes e simbólicas do continente africano.
Discursando no lançamento oficial, o Reitor destacou o compromisso de formação de gerações de veterinários devidamente qualificados que têm estado a garantir a saúde dos animais, no país, ao longo dos 60 anos da FAVET.
Ao longo das seis décadas, diversos projectos de pesquisa e extensão foram desenvolvidos e tiveram grande impacto e influenciaram as políticas de desenvolvimento do país, na área das ciências veterinárias.
Todavia, reconheceu que a longa história não foi apenas de vitórias. Houve momentos em que a Faculdade teve de passar por dificuldades na prossecução da sua missão. Contudo, o mais importante, segundo o Reitor, é que essas dificuldades foram e vão sendo ultrapassadas.
“Por isso, congratulamo-nos, hoje, com a celebração de uma longa história desta Faculdade, por onde passaram gerações de moçambicanos e que foi crescendo e se consolidando graças ao empenho e dedicação de todos os colaboradores que sempre
assumiram o seu papel, garantindo o alcance dos objectivos traçados a cada ano que passa”, frisou.
Para a Directora da Faculdade de Veterinária, Prof. Doutora Cesaltina Tchamo, a celebração dos 60 anos constitui uma oportunidade para reflexão sobre a trajectória da FAVET, conquistas, realizações, competências e desafios que o graduado enfrenta no seu quotidiano atendendo a demanda do mercado nacional e internacional.
Tchamo reafirmou o compromisso com uma formação de qualidade, pesquisa inovadora e um serviço à comunidade a altura das suas necessidades.
A Cerimónia de lançamento das comemorações dos 60 anos da FAVET contou com a presença de individualidades do sector público e privado e ainda antigos directores daquela unidade e a comunidade universitária, em geral.
A Faculdade de Veterinária foi inaugurada em 24 de Julho de 1964, com a introdução do primeiro curso veterinário com apenas 12 estudantes, dos quais 2 eram do sexo feminino.
Volvidos 60 anos a FAVET conta com 133 colaboradores sendo 52 docentes, todos moçambicanos e formados naquela Faculdade. Possui três cursos, 480 estudantes, dos quais 322 são do sexo feminino.
As festividades dos 60 anos decorrem sob lema “Faculdade de Veterinária, 60 anos na formação, pesquisa e extensão em prol da saúde única e desenvolvimento do país”.