Moçambique rende 3,7 milhões de dólares no primeiro trimestre nas exportações de algodão

/img/noticia/2210.png

As exportações de algodão renderam a Moçambique 3,7 milhões de dólares (3,4 milhões de euros) no primeiro trimestre, uma queda de 56% face ao mesmo período de 2023. Segundo informou a Lusa

De acordo com um relatório do Banco de Moçambique as exportações de algodão recuaram o equivalente a 4,7 milhões de dólares (4,3 milhões de euros) em termos homólogos, tendo em conta os 8,4 milhões de dólares (7,9 milhões de euros) exportados nos primeiros três meses de 2023.

“Devido à queda do preço da fibra de algodão no mercado internacional, em 1,4 %, num contexto em que o volume exportado incrementou em 36,2%”, aponta o documento.

De acordo com dados avançados pelo presidente da Associação Algodoeira de Moçambique (AAM), Francisco Ferreira dos Santos, o algodão em Moçambique representou uma média anual de 30 a 50 milhões de dólares em exportações nos últimos dez anos, sendo uma cultura tida como essencial: “Tem uma cadeia de valor enorme (…) é uma cultura quase que sagrada, com efeitos catalisador na economia e na demografia”. Segundo informou a Lusa

O Governo moçambicano vai subsidiar a compra de algodão em cinco meticais (sete cêntimos) por quilograma na atual campanha, estabilizando preços e beneficiando 600 mil agricultores, além de incentivar uma “cultura de confiança”, anunciou em maio o ministro da tutela.

“Esta estabilização de preço e este subsídio que estamos a aprovar vai tocar cerca de 100 mil famílias. Estamos a falar de um universo de 600 mil pessoas que vão ter o seu rendimento estabilizado”, disse em 22 de maio o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Moçambique, Celso Correia.

O anúncio foi feito em Maputo, durante uma reunião com representantes do Fórum Nacional dos Produtores do Algodão (FONPA) e da Associação Algodoeira de Moçambique (AAM), no âmbito da plataforma que nos últimos anos negoceia as propostas do preço mínimo do algodão caroço e a taxa de descaroçamento, com base no mecanismo de cálculo aprovado.