Queen's University Belfast anuncia o primeiro beneficiário de uma bolsa de doutoramento em Moçambique

/img/noticia/2227.png

A bolsa de estudo foi financiada pela Kenmare Resources Plc e oferece aos estudantes de Moçambique a oportunidade de prosseguirem a sua formação na Escola de História, Antropologia, Filosofia e Política da Universidade.

Borges Nhamirre, da província de Inhambane, foi anunciado como o primeiro beneficiário da bolsa de doutoramento Kenmare Resources, uma nova bolsa de pós-graduação recentemente lançada na Queen's University Belfast.  Financiada pela Kenmare Resources Plc (Kenmare), a bolsa oferece aos estudantes de Moçambique a oportunidade de prosseguirem os seus estudos na Escola de História, Antropologia, Filosofia e Política da Queen's (HAPP).  

O Vice-Chanceler da Queen's, Professor Sir Ian Greer, afirmou: “Apoiar os nossos estudantes através da filantropia é uma parte essencial do que fazemos na Queen's. Estamos empenhados em apoiar os estudantes de várias formas, mas sobretudo os que provêm de comunidades locais e de todo o mundo e que, de outra forma, não teriam certamente essa oportunidade.

“Parabéns ao Borges por ter recebido esta importante e única bolsa de estudo - a Queen's e a nossa sociedade em geral ficarão mais ricas com o seu contributo”.

Elogiando Borges e Kenmare, Eddie Friel, Diretor do Alumni Engagement and Philanthropy da Queen's, afirmou: “Estamos extremamente gratos à Kenmare Resources Plc por ter proporcionado esta oportunidade de mudança de vida para permitir que o Borges continue a sua educação e se junte à comunidade de doutorados em Moçambique.  

“Este tipo de filantropia generosa oferece oportunidades a estudantes de todo o mundo para estudarem na Queen's e contribui para as competências e diversidade que distinguem a nossa Universidade. Estamos ansiosos por dar as boas-vindas ao Borges na Queen's muito em breve”. disse Eddie Friel

 

“Borges Nhamirre é uma excelente escolha para a primeira bolsa de doutoramento da Kenmare Resources. Ele é um intelectual bem estabelecido e conhecido em Moçambique. Tem muita experiência de investigação e uma abordagem multidisciplinar única. Aguardamos com grande expetativa a sua vinda a Belfast e a sua contribuição para a Queen's University”. Disse Eric Morier-Genoud, Professor de História Africana e Diretor Associado de Internacionalização no HAPP e responsável académico pela bolsa de estudo

"Estou muito contente por ter ganho a bolsa de estudo Kenmare; é uma oportunidade única na vida.", “Como alguém nascido numa zona rural de Moçambique, onde as pessoas lutam para ter uma refeição decente diariamente, seria quase impossível para mim financiar os meus estudos numa universidade de topo como a Queen's.”  afirmou Borges Nhamirre

Michael Carvill o antigo estudante da Queen's e fundador da Kenmare, disse: “Estamos muito satisfeitos que a bolsa de estudos tenha sido atribuída a um beneficiário tão digno como o Borges; a sua investigação académica irá contribuir para a compreensão das questões complexas com que Moçambique e os seus cidadãos se confrontam nestes tempos difíceis.”