O ministério dos Combatentes reúne-se no seu XV Conselho Coordenador para avaliação de Desempenho do Quinquénio

/img/noticia/2278.png

Sob o lema "MICO, firme na Reinserção Socio-económica do Combatente, Paz e Unidade Nacional", o Ministério dos Combatentes reuniu-se, no dia (09.09), no seu XV Conselho Coordenador, na cidade da Matola, Província de Maputo.

De acordo com Josefina Mpelo, Ministra dos Combatentes, o foco principal das deliberações consistiram na "avaliação minuciosa do nosso desempenho ao longo destes cinco anos”.

Durante a magna reunião, as discussões estiveram centradas na análise da Matriz das Recomendações do XIV Conselho Coordenador e no Balanço do Programa Quinquenal do Governo 2020-2024.

Mpelo destacou que o sector registou melhorias significativas no que concerne à Assistência Social e Reinserção Socio-económica dos Combatentes e seus dependentes.

Para melhor prestação do Sector que dirige e garantir os direitos dos combatentes, Mpelo reiterou que o MICO deve implementar medidas correctivas, com um foco particular no combate implacável aos chamados´pensionistas fantasmas´, pois esta prática perniciosa drena recursos preciosos destinados aos verdadeiros Combatentes, assim como mina a credibilidade do sistema de pensões. ” 

O XV Coordenador do MICO recomendou à digitalização e divulgação dos materiais sobre a História da Luta de Libertação Nacional; à capacitação em matéria de gestão de projectos aos Combatentes; e ao aprimoramento da comunicação entre os sectores que lidam com matérias dos Combatentes.

O encontro, que teve duração de um dia, juntou quadros e representantes dos ministérios dos Combatentes, da Defesa Nacional, Economia e Finanças, Educação e Desenvolvimento Humano, Saúde e representantes das Associações dos Combatentes. (Mico)